segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Um dia plural


O primeiro dia de aula é o dia mais divertido, mais emocionante, mais inesquecível das lembranças que todos carregam dos tempos de escola.
Todo mundo se lembra de quando ia pra escola nova, e na ansiedade, experimentava 19 vezes o uniforme pra ter certeza de que servia bem. Ou então, de programar o despertador pra tocar um horário e acordar meia hora antes com medo de não escutá-lo e perder a hora.
Dentro da gente, fica uma mistura de sentimentos sem tamanho, tristeza por acordar cedo, alegria por rever os amigos, medo das novas matérias, alívio por ter passado de série.
Durante as férias, ficamos imaginando como será esse dia, como será rever esse lugar em que ficamos praticamente metade do dia e nem é nossa casa, como será que serão os novos professores, se vamos gostar, ou não.
Quando somos pequenos, o primeiro dia de aula não é tão esperado e amado assim, é aquela choradeira por não querer se separar da mãe na porta da escola, digo por experiência própria, se bem, que nos primeiros anos eu chorava quase todo dia.
Mas, voltando ao assunto do título... O primeiro dia de aula nunca terá somente uma palavra ou sentimento para ser descrito, é uma coisa única, diferente em cada pessoa e fase da vida. É isso que o torna um dia tão plural.
Você já parou pra pensar que um dia tão pequeno, tão simples, consegue atingir as pessoas de formas tão distintas? E que com o passar dos anos, mesmo com todas as mudanças nas escolas, nos métodos de ensino, ele não muda?
Acho que não dá pra responder a essas perguntas. O jeito é aproveitar muito bem esse dia tão especial, e viver os outros dias como se fossem sempre o primeiro, aproveitando ao máximo essa época de que um dia sentiremos tanta falta.
                                                             Aluã Edson Rosa


Um comentário:

  1. Quero o texto do último dia de aula no ensino médio, também quero sair na foto!!! KKKKK

    ResponderExcluir