terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O presépio do vale


Monte Alegre do Sul, a bucólica cidade presépio, escondida entre os montes da Serra da Mantiqueira oferece a todos suas encantadoras paisagens, seu clima amigável, seu povo extremamente hospitaleiro e o descanso aos exaustos da correria das metrópoles. Pequena, interiorana, mas incrível. Já dizia o velho ditado que tamanho não é documento, e honramos o ditado e nossa história.
Desde o começo a sua pequinês era visível, começando como fazenda, depois povoado, bairro e hoje município, há quem não goste, diz que é muito parada, vazia, até mesmo entediante; mas não há como resistir ao canto dos pássaros na janela em uma manhã preguiçosa ou o suave balançar dos galhos em uma silenciosa noite estrelada, isso é quase utopia nos dias de hoje, em que o que mais se ouve nas cidades são buzinas e sirenes.
Suas três ruas paralelas, divididas pela praça e a igreja dão o charme que conquista todos que a visitam. Como não gostar de um lugar assim? A meu ver é um paraíso, nascido e criado aqui, tenho inúmeras lembranças, alegrias conquistadas entre suas colinas, bosques e cachoeiras.
Por seu tamanho reduzido, a violência é muito rara, crimes, roubos são notícias escassas nas páginas do jornal. Não falta nada a ninguém, a caridade corre nas veias de seu povo, que ajuda a todos que necessitam de algo. Tudo é perto, com rápidas caminhadas em suas ruas de pedra pode-se encontrar tudo o que é preciso, o colégio, o mercado, as amizades.  Os moradores não são apenas números, alguém na multidão, são pessoas, amigos, parentes.
Uma cidade pequena também merece respeito, também pode ser bonita e também pode ser querida. Ninguém deve ter vergonha do interior, da horta no quintal das casas e das ruazinhas estreitas e tortas, afinal, é lá que tudo começa, que tudo acontece, mesmo que em segredo, é no sorriso sincero dos caipiras que mora a verdadeira simpatia, a alegria de viver, protegida pelos montes, banhada pelas águas cristalinas e iluminada pelo sol de todo dia.   

     Aluã Edson Rosa

Este texto ficou em primeiro lugar entre as escolas da cidade de Amparo-SP e concorreu na fase estadual da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa 2012.

Disponível em: http://www.aguasdelindoia.com.br/circuitodasaguaspaulista.asp




Compartilhe com seus amigos  =D